As pedras de runas são um conjunto de 24 peças com símbolos milenares, utilizados como instrumento de adivinhação. Há indícios que as runas sejam uma das ferramentas mais antigas utilizadas como oráculo.
Descubra como utilizar as pedras de runas para encontrar uma resposta em um momento decisivo.
A origem das pedras de runas
Também conhecidas como runas de Odin ou runas Futhark, as pedras de runas surgiram de acordo com a mitologia nórdica, como um presente ofertado ao deus Odin, após o cumprimento de seu sacrifício, que durou 9 dias e 9 noites. Durante esse tempo, o deus passou por privações e sofreu pendurado na Árvore da Vida (ou Yggdrasil), localizada em Asgard, residência dos deuses nórdicos.
O que são as runas?
As runas integram um alfabeto utilizado pelos povos nórdicos para fins de comunicação e magia. Cada caractere é relacionado, de forma simbólica, a arquétipos ou ideias. Se traduzido a partir do nórdico antigo, a palavra “runa” recebe diferentes significados como “conhecimento secreto”, “segredo” ou “mistério”.
Os encantamentos e magias eram escritos com o auxílio das runas e, mesmo hoje, quando é feita a sua utilização, é possível entender como o seu funcionamento está conectado ao subconsciente e à espiritualidade.
Como as pedras de runas funcionam?
As 24 peças são divididas em três grupos que, por sua vez, representam as realizações físicas, realizações emocionais e realizações espirituais. Cada desenho, como dito acima, possui um significado distinto.
1º Grupo – Realizações Físicas
Composto pelas runas Fehu (o gado), Uruz (o touro bravo), Thurisaz (os espinhos), Ansuz (palavras de Odin), Raidho (a carruagem), Kenaz (a tocha), Gebo (o presente) e Wunjo (a alegria).
2º Grupo – Realizações Emocionais
Hagalaz (o granizo), Naudhiz (a necessidade), Isa (o gelo), Jera (a colheita do ano), Eihwaz (o teixo), Perdhro (algo oculto), Sowelo (o sol) e Algiz (a proteção do alce).
1º Grupo – Realizações Espirituais
Tiwaz (o deus Tyr), Berkana (o vidroeiro), Ehwaz (o cavalo), Mannaz (o homem), Laguz (a água), Inguz (a fertilidade), Dagaz (o dia) e Othila (a herança).
Como utilizar as pedras de runas?
O uso mais comum é para adivinhar o desfecho de determinado problema ou situação. Além disso, as pedras de runas podem ser utilizadas como talismã. Existem duas formas de jogar as pedras de runas:
Jogo de uma pedra
Lembra dos três grupos? Selecione as runas referentes ao grupo do aspecto em que se deseja ter uma resposta. Embaralhe esse grupo dentro de um saco, enquanto mentaliza a pergunta (que deve ser objetiva), é possível também dizer em voz alta. Após isso, retire uma runa no sentido vertical. A forma como a runa sairá do saco, invertida ou não, mostrará a resposta.
Jogo de três pedras
Com uma pergunta por grupo, embaralhe separadamente cada um e faça a escolha de três peças, uma de cada vez. Após isso, disponha-as sobre a mesa da direita para a esquerda, sempre por ordem de retirada, e com o desenho para baixo.
Desvire cada uma a partir da direita. A primeira runa indicará o presente ou passado, a segunda, um caminho a ser escolhido no presente, e a terceira indicará o futuro que será obtido a partir da orientação dada.
Add comment