Já ouviu falar em Frankincense ou Olíbano? E em Rei ou Santo Graal dos Óleos Essenciais? São todos nomes da mesma substância, geralmente comercializada na forma de óleo essencial ou resina aromática, e que promete trazer vários benefícios para o corpo e a mente.
De onde vem?
Apesar de muita gente estar conhecendo a substância só agora, nossos ancestrais gregos, egípcios e romanos já a utilizam há muito tempo, especialmente em rituais religiosos muçulmanos, budistas e hindus. A história conta que foi o Frankincense que Jesus ganhou de presente dos três reis magos, junto com mirra e ouro.
A palavra Frankincense vem do antigo francês e significa, numa tradução literal, “incenso de alta qualidade”. Já o nome “olíbano” vem do árabe e significa “leite”, remetendo à seiva leitosa que sai de sua árvore quando ela é cortada.
Seja qual for o nome pelo qual você conhece a substância, saiba que ela é obtida da resina de uma árvore encontrada na região da Somália, a Boswellia.
Existem pelo menos cinco tipos principais da planta e a resina de cada uma delas tem suas especificidades que dependem também do tempo da colheita. A qualidade da substância se baseia em critérios como cor, pureza, aroma, forma e idade.
Para que serve?
Quando a resina da planta é destilada ela libera um aroma doce, limpo e fresco, com cheiro picante e notas que lembram mel e limão. A substância acalma e relaxa e o melhor, não tem aquele efeito sedativo de outras essências calmantes.Vários estudos também garantem que o Frankincense possui efeitos anti-inflamatórios e funciona protegendo as células saudáveis contra várias doenças, como o câncer.
Confira alguns dos seus principais usos medicinais:
- Prevenção e tratamento de câncer;
- Anti-inflamatório;
- Antialérgico;
- Tratamento contra depressão, estresse e ansiedade;
- Combate à insônia;
- Tratamento de problemas cardiovasculares;
- Cicatrizante;
- Tratamento contra convulsões;
- Tratamento para lesões cerebrais e doenças como Alzheimer e Demência;
- Analgésico contra dores de cabeça, nas costas e ciática;
- Antioxidante;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Desintoxicação do fígado;
- Tratamento de verrugas e cicatrizes;
- Tratamento para congestão nasal e tosse;
- É bom para a memória;
- Equilíbrio hormonal;
- Tratamentos de fertilidade;
- Ajuda para manter a concentração e o foco.
O Frankincense também é conhecido por seu efeito calmante na pele e por estimular a produção de colágeno, sendo bastante utilizado em tratamentos estéticos e de beleza.
Confira alguns dos seus principais usos nessa área:
- Tratamento de acne;
- Antiestrias e celulite;
- Queda de cabelo;
- Tratamento de caspa;
- Harmonização facial;
- Redução de olheiras;
- Melhora no aspecto das unhas e cabelos ressecados;
- Ameniza rugas, sulcos e marcas do tempo.
Além disso, o Frankincense também é utilizado na aromaterapia e em práticas como meditação, Yoga e rituais religiosos. Nesses casos, a substância costuma ser inalada ou vaporizada, e quem utiliza costuma dizer que se sente mais conectado com si mesmo e com o divino.
Depois de saber de todos os benefícios do Frankincense você deve estar se perguntando onde encontrar essa substância “mágica”. Conheça a nossa loja e saiba mais sobre os nossos kits aromáticos e óleo essencial.
Add comment